Educar para além das paredes das salas de aula convencionais, a partir do uso de ferramentas educacionais específicas. Mais do que isso, fazer com que o processo de ensino-aprendizagem se reflita de maneira positiva na sociedade e no campo profissional dos agentes envolvidos. Esse é o grande desafio da educação a distância. Desafio que está sendo vencido pelos cursos desta modalidade na Universidade Federal do Pará.
Exemplo disso foi a aprovação, em concurso público para o cargo de professor de Matemática do ensino municipal de Oriximiná, de alunos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, nas modalidades a distância e intervalar, do polo da Universidade Aberta do Brasil de Oriximiná.
Aprovação
O concurso, ofertado pela prefeitura da cidade, previa o preenchimento de vagas para a Zona Urbana. Das 25 vagas preenchidas, 6 foram ocupadas por alunos do curso de Matemática a distancia. A média das notas do grupo dos concursistas provindos da educação a distância da UFPA (22,5) se aproximou bastante da média do grupo de concursistas egressos de outras modalidades (23,5), inclusive, o segundo classificado no exame foi o estudante Claudecyr dos Santos de Souza, ex-aluno do curso de Matemática a Distância da UFPA.
O coordenador do polo UAB do município, professor Miguel Oliveira Canto, satisfeito com os resultados, afirma que “eles são reflexos da qualidade do ensino e aprendizado a distância na UFPA” e que isso é “um excelente motivo para levar adiante a modalidade na região”. Para o coordenador, “fica comprovado que o sistema de ensino a distância do curso de Matemática apresenta resultados compatíveis com as outras modalidades de ensino”.
O que reforça a importância de uma educação a distância de qualidade, especialmente em uma região onde as limitações geográficas são marcantes e a dificuldade de acesso à informação por pessoas que moram distantes dos grandes centros urbanos também é presente.
Fonte: Universidade Federal do Pará
Disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/index.php/noticias/208-alunos-de-ead-aprovados-em-concurso-publico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário